CENEP
 
CENEP
O COLEGIO EDUCACIONAL NÚCLEO PROFISSIONALIZANTE – CENEP, foi fundado em 20 de abril de 1998, por iniciativa de: Ângelo Cesar Carvalho, que permanece na direção da escola até os dias atuais. Desde Março de 2011, os colégios estão sendo administrado por, Amanda Costa Salum e Ana Claudia Moreira Salum. No início foi intitulado como Colégio Estação, por estar instalado na proximidade da estação ferroviária de Sorocaba, na formação exclusiva de Aux. e Técnico de Enfermagem, a partir do ano 2000 foi instituído o curso Técnico de Radiologia, Analises Clinicas, Segurança do Trabalho, Farmácia, Imobilização Ortopédica e Necropsia; então dominado CENEP.

O CENEP teve sua primeira instalação situada na rua do Álvaro Soares n 42 Centro Sorocaba ao lado da estação ferroviária.  A Instituição iniciou suas atividades com uma turma no turno vespertino e duas no turno noturno. Oferecia os cursos de Auxiliar de Enfermagem e Técnico de Enfermagem, com duração de quinze e dezenove meses, respectivamente e funcionava com os seguintes setores: direção, secretaria, recepção e duas salas de aula. O corpo docente era formado principalmente por Ângelo Cesar Carvalho, que acabava desenvolvimento outras atividades internas, como secretaria e outras que fizeram necessária para o crescimento da instituição, sempre pautado em   utilizavam a metodologia de exposição oral e aulas expositiva.

Em maio de 2001, em virtude do aumento da demanda de alunos, o CENEP transferiu-se para a rua Rui Barbosa, nº 350, Centro de Sorocaba (próximo ao ginásio esporte), com o total de 10 turmas, sendo duas no turno matutino, quatro no turno vespertino e quatro no turno noturno. Nesse período iniciou os cursos de Instrumentação Cirúrgica, Enfermagem do Trabalho, além disso, inaugurou sua primeira filial na cidade de Pilar do Sul, aumentando para 339 o número de alunos.

Em sua nova sede, com o curso já reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação – CEE/SSP, o CENEP,contava com oito funcionários distribuídos entre secretaria, recepção, biblioteca, setor de estágio e serviços gerais. Nesse período a metodologia utilizada pelos professores consistia, em sua maioria, em aulas expositivas, apesar da Instituição já dispor de recursos didáticos e audiovisuais.

A partir de maio de 2011, a escola passou a ter como sede o prédio localizado na Rua da Penha, nº 842, Centro de Sorocaba e funcionou em mais 5 municípios (Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Aracoiaba da Serra, Itu e Tatuí)  86 turmas, 102 docentes e 31 funcionários divididos em administrativos e pedagógicos e atendia um total de 1.856 alunos. Além desses números, a instituição funcionava com 18 turmas, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Em 2012, o CENEP inaugurou a unidade de Tatuí, atendendo aos mesmos cursos oferecidos em Sorocaba. Atualmente, esta unidade oferece os cursos técnicos em enfermagem, segurança no trabalho, radiologia e especialização em enfermagem do trabalho, instrumentação cirúrgica, imobilização ortopédica e necropsia.

No ano de 2017, iniciou-se uma grande reforma e a criação do COLEGIO CENEP UNIDADE INFANTIL, criados novos setores equipado com laboratórios que viabilizam a integração da teoria e prática, para estimular a discussão e problematização das temáticas relacionadas à educação e saúde.

Levando em conta as perspectivas de expansão, em 2008, o Centro de formação de Enfermagem o CENEP modificou seu estatuto e criou o duas empresas parcerias, a quinta aula, e laboratório SALUM, e revitalizou a marca incluindo 4 cores ao símbolo, que representa as áreas de conhecimento de modo a abranger e classificar diversos segmentos de cursos.

Em especial a quinta aula, tem como objetivo promover a recreação e proporcionar alimentação de qualidade e nutritiva de baixo valor  para alunos que muitas vezes vem de outras cidade, passando horas sem se alimentar, e o Laboratório Salum, tem como objetivo a terceirização e criação de serviços na área de radiologia e analises clinicas, sendo esse que já conta com três serviços próprios, para facilitar o encaminhamento dos alunos em suas atividades praticas renumeradas.

Pautado em valores de responsabilidade socioambiental, o CENEP oferece aos alunos a oportunidade de praticar e exercer sua cidadania realizando e participando de ações sociais. que visa mobilizar a consciência ambiental através da coleta seletiva e reciclagem, e participa das ações envolvendo cuidar do próximo, sempre que são convocados os alunos estão participando de atos onde sem medir esforços doa-se ao próximo.

Motivado pelos 623 anos da cidade de Tatuí, comemorado em 2017, desenvolveu trabalho diretamente a instituição hospitalar da cidade, onde foi nos dado a responsabilidade de colaborar diretamente com o plantão diurno, visto que esta entidade passaram por dificuldade, foi também desenvolvido trabalho de recreação aos idosos institucionalizado.

O Idealizador

Ao longo dos seus vinte anos, o CENEP se consolidou na formação técnica de profissionais que atendem as exigências do mercado de trabalho. Hoje, a instituição se mantém na busca por recursos inovadores que possibilitem um trabalho com eficiência e qualidade, dispondo de uma equipe com profissionais qualificados, conteúdos atualizados e contextualizados, a fim de proporcionar a construção das competências e habilidades propostas.

ANGELO CESAR CARVALHO | DATA NASCIMENTO: 28 de Agosto de 1973

ENFERMEIRO / PUC  SOROCABA
ENGENHEIRO / UNISO SOROCABA
PEDAGOGO / IDEC SÃO PAULO

Atualidade
Atualmente, o CENEP, atende em duas unidades, e se preparando para novas instalações na cidade de Tiete e Indaiatuba, com  2.755 alunos.  A Instituição oferece cursos nas áreas de saúde e humanas com os cursos técnicos em enfermagem, radiologia, análise clínicas, segurança no trabalho além dos cursos de atualização em Instrumentação Cirúrgica e Especialização em Enfermagem do Trabalho além de cursos de qualificação em diversas áreas e se prepara para iniciar cursos superior.

Partindo da necessidade de um ensino contextualizado e interdisciplinar, voltado aos princípios e valores presentes nas Diretrizes e Parâmetros Curriculares da Educação Nacional, o CENEP optou por uma metodologia problematizadora do processo de ensino-aprendizagem, na qual, através do diálogo, da discussão, da reflexão, da pesquisa, de estudos de caso e de busca de soluções, o aluno encontra respostas para os problemas mais comuns do cotidiano profissional formando profissionais capacitados, conhecedores das bases tecnológicas e éticas referentes às suas áreas de atuação.

Melhoria Continua
Preocupado com a formação de qualidade dos alunos, o CENEP investi em melhorias contínuas, tais como:

  • Adoção de Língua Portuguesa e Matemática básica, Informática, metodologia de Ensino e outros temas transversais;
  • Criação de um corpo pedagógico capacitado, que desenvolve planejamentos e auxiliam no desenvolvimento dos cursos;
  • Coordenação de estágio focada na busca de campos de estágios e distribuição de alunos nos mesmos;
  • Atua em programas de capacitação pedagógica com professores e funcionários que acontecem duas vezes ao ano;
  • Ampliação do acervo bibliográfico;
  • Recursos audiovisuais modernos;
  • Melhoria nas instalações do ambiente escolar;
  • Diversificação das metodologias utilizadas em sala de aula;
  • Modificação da grade curricular com ênfase na integração e interdisciplinaridade;
  • Investimento em Tecnologia da Informação, com a aquisição de um sistema para gerir a Instituição de Ensino e oferecer aos usuários um conjunto de ferramentas que integram e otimizam os processos dos setores;
  • Criação do “Site” e www.cenep.com.br” (Facebook) visando construir um canal de relacionamento com o público.

Alunos Satisfeitos

Paixão pelo que fazemos

Reconhecimento do Mercado

Pontualidade

Comece agora mesmo e vença no mercado de trabalho!MATRICULE-SE
Arir Chat
Precisa de ajuda?